A Arte do Choque


Pensando sobre Shock Art, talvez o que mais nos recordemos sejam artistas mais contemporâneos, talvez algo do surrealismo ou algo "estranho" que vemos por museus mundo a fora. Mas, pensando bem sobre o conceito de "choque" que esse estilo representa, podemos ver isso em obras de séculos atrás como "Saturno Devorando a un Hijo" de Goya, ou até algo mais antigo como Caravaggio. 
Apesar da existência de diversos méstres no passado, não devemos nos esquecer dos grandes artistas mais atuais como o Sul-Coreano Choi Xooang, os já citados no blog Olivier de Sagazan e Damien Hirst, Artistas conhecidos de outras áreas, como Marilyn Manson e Nikki Sixx, se aventuram neste estilo também, com suas pinturas e fotografias(respectivamente). Todos, juntamente com muitos outros, precisam ganhar um post especial sobre suas obras.
Shock Art, ao meu ver, não se limita apenas ao choque visual. Ela ultrapassa isso, o choque vem de nosso interior. Talvez, no fim das contas, o papel desse tipo de arte seja despertar em nós a sensação de desconforto, não pelo que se vê na obra mas, muito provavelmente, pelo que enxergamos em nosso interior. Muitas pessoas não lidam muito bem com o que experienciam com estas obras. Talvez por não estarem preparadas para experimentar sentimentos tão "crús", talvez por não conseguirem "ver além da casca", ou talvez não aceitar o que veem.



Refletido sobre os sentimentos e pensamentos que obras de tal gênero evocam, talvez cheguemos a conclusão que Shock Art seja um dos tipos mais importantes de arte, é ousada, toca na ferida que quiser tocar, é direta e até "crua", como já dito aqui. É algo que, juntamente com o desconforto pessoal, ela provoca o desconforto social, nos fazendo refletir talvez sobre algo que tentamos evitar, o que cria diversas polêmicas.
Então, assim como disse em outra postagem, arte é a liberdade, então se abra à arte e veja o que ela tem para lhe oferecer.



A Arte do Choque A Arte do Choque Reviewed by Nícolas Santos on fevereiro 07, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário