A Moda e a Arte


   A gente se prende tanto falando daquele artista de grandes quadros e esculturas e esquecemos daqueles que fazem simples poemas e fotografias, por exemplo. Tratando-se de coisas "simples" ou do nosso dia a dia, você já parou para pensar que as roupas podem ter sido feita por um artista? E que ela pode ser arte?




  Essa discussão veio em meu pensamento assim que me dei conta do incrível trabalho dos ateliês de algumas marcas de luxo. Logo percebi que não precisaria ir fundo nas maisons para perceber a similaridade entre a moda e a arte, bastava me atentar a alguns desfiles e consequentemente em suas roupas. Olhar para esses dois universos parece ser ainda mais fácil para Bianca Luini, designer de moda que detêm o blog “Where I See Fashion” (Onde eu vejo moda). Nele Bianca faz comparações de incríveis trabalhos de artistas plásticos com looks de alguns estilistas e marcas mais famosas, como Chanel, Versace, Gucci, entre outras.

   É incrível a atenção dada para os detalhes e que muitas das vezes coincidem com a inspiração (vide as imagens aqui nesta matéria) que por vezes é capaz de causar emoções, assim como a arte. Repare em desfiles de Alexander McQueen, Rei Kawakubo e da Dior na época de Galliano, são capazes de trazer estranhamento, empatia e acima de tudo reflexões.

























Porém, raramente a moda consegue se colocar no mesmo nível da arte – exceto para dupla de estilistas Viktor And Rolf, que para o desfile de inverno 2015 de Alta Costura eles desconstruíram quadros e posteriormente montaram vestidos – uma vez que a moda está diretamente ligada ao caráter funcional.
   Em meio a esse mundo efêmero, a moda pode sim ser palco de lindas apresentações de arte, desde Mondrian em um vestido Saint Laurent ou Andy Warhol em um Versace. E por fim não transformam a moda em arte, mas a arte em moda.


A Moda e a Arte A Moda e a Arte Reviewed by Tudo ou Prada on fevereiro 02, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário