Artistas e os Materiais
"Qual Brush você usa?", "Ah, que caneta é essa?", Você já deve ter ouvido, perguntado ou ao menos ter ouvido alguém fazer perguntas como essas. Não desmereço materiais de qualidade, mas, sinceramente, se um dia algum material fizer milagre de verdade, me avisem.
Estive num evento neste final de semana que me fez, novamente, refletir a respeito dos materiais utilizados para desenvolver artes, muitas vezes as pessoas se preocupam muito mais com o que você usou para fazer em vez de como você fez, o que estudou para aprender e afins. Como se ter a caneta X da marca Y fosse, instantaneamente, melhorar a qualidade do trabalho.
Nos encontramos inseridos numa cultura em que "você é o que você tem", desde muito tempo a percepção visual e física são a base dos primeiros julgamentos a respeito do que quer que seja, isso aliado a uma cultura de consumo e um mundo globalizado, cria uma realidade quem que precisamos ser menos e ter mais, nassa situação, o ter cria uma sensação de ser, independente da verdade.
Mas, afinal, o que faz uma boa arte? Estudo? Talento? Sorte? Inspiração? Sorte? O que é bom afinal? De qualquer forma, sabemos que mesmo se dessemos o melhor carro para um motorista iniciante, ele nunca seria tão bom quanto um experiente. O artista deveria utilizar os melhores materiais para ele naquele momento, creio eu.
Além disso, cada tipo de material exige um novo aprendizado e proporcionará um resultado diferente então, o que usar? Isso será uma resposta pessoal do artista diante da situação, é necessário pensar no seu trabalho, em como e para que você utilizará os materiais e como aprenderá no processo.
Artistas e os Materiais
Reviewed by Nícolas Santos
on
maio 23, 2018
Rating:
Nenhum comentário