O Limite da Arte


Não importa o quanto evitemos, sempre caímos no mesmo questionamento, o que é arte? Afinal, quais os limites dela? A partir de que ponto algo é arte? A partir de que ponto algo deixa de ser? Seria isso algo tão subjetivo a ponto de não podermos defini-la com exatidão? Será que, por sua subjetividade, a arte esteja justamente nos olhos do espectador? Enfim, não estou aqui para entregar respostas prontas, mas sim para propor questionamentos.
A partir duma certa ótica é necessário saber primeiro o que é a arte, para saber seus limites, a não ser que você acredite que eles não existam. Mas, afinal, o que  eles seriam? Ou melhor, de qual tipo de limites estamos falando?
Talvez o limite seja o "bom senso", muitos dizem isso, mas que "bom senso"? Evitar ofender? Ofensa de certa forma também é um tanto subjetiva, muitas vezes confundida com o incômodo e, sinceramente, merece um post só sobre ela. Além disso, já falamos sobre Shock Art aqui no blog não é mesmo? (Postagem sobre shock art)
A definição de arte e seus limites pode ser facilmente atribuída a seu espectador, sendo ele o artista, ou o público. É complicado afirmar verdades absolutas num campo tão amplo e muitas vezes pessoal, afinal a arte, de certa forma, é sobre a experiência, então... Quais os limites da arte para você?
O Limite da Arte O Limite da Arte Reviewed by Nícolas Santos on maio 04, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário